Manual do Game SuperAção distribuído aos educadores durante curso de formação |
Veio ler pensando que se trata de mais uma
inovação dos dias atuais, não é??? Se enganou!!! A estratégia pedagógica Game
SuperAção foi colocada em prática em agosto de 2003, nas escolas da rede
pública de ensino do Estado de São Paulo como atividade do Programa Escola da
Família, uma política pública que abre as escolas estaduais a população, aos
finais de semana, para o desenvolvimento de atividades nas áreas de educação,
cultura, esporte, lazer, qualificação e saúde. Vivenciei essa experiência e,
levando-se em conta o cenário atual da educação, achei interessante
compartilhar esse relato.
Há 16 anos, eu, recém formado, participei da
implementação do Game SuperAção, uma proposta pedagógica inovadora elaborada
pelo Instituto Ayrton Senna, que já previa práticas que hoje constam em
legislação ou são tendências na educação, tais como: aprendizagem por projetos,
gamificação, resolução de problemas, desenvolvimento de competências, formação
integral do aluno, trabalho em equipe, protagonismo juvenil, interdisciplinaridade
e a atuação do educador como mediador e facilitador.
O Game SuperAção era um jogo desenvolvido em
forma de projeto educativo, ou seja, era uma metodologia que unia a educação
por projetos com mecanismos da gamificação. Os alunos deveriam formar equipes
com no mínimo dez participantes, definir um problema real a ser solucionado, elaborar
um projeto e inscrevê-lo no Game. Durante a execução do projeto cada equipe
tinha que realizar doze provas e avançar por três fases até atingir o objetivo
de resolver o problema proposto, conquistando, assim, o título de campeã. Cada
prova e cada fase previam um conjunto de aprendizagens com a finalidade de
promover o desenvolvimento de competências e proporcionar aos alunos uma
formação plena como pessoas, cidadãos e futuros profissionais, ou seja,
propiciar uma formação integral. No Game SuperAção os alunos tinham uma
participação ativa, agindo como protagonistas, enquanto o educador adotava um papel
de mediador e facilitador do processo. Algo bastante atual, né!?
Sem dúvida, naquele momento, no início dos
anos 2000, o Game SuperAção se caracterizou como uma proposta pedagógica
bastante inovadora. Tão a frente daquele tempo, que nos dias de hoje essa
metodologia está em consonância com as tendências educacionais e continua ativa
na grade de iniciativas e soluções do Instituto Ayrton Senna, desenvolvida como
Programa SuperAção Jovem. Infelizmente, naquela época, as práticas pedagógicas
propostas pelo Game SuperAção tiveram uma abrangência muito reduzida,
limitando-se as atividades do Programa Escola da Família. Agora, consideradas
as meninas dos olhos da educação, juntamente com o uso da tecnologia, ao que
parece, desta vez, serão implantadas de fato.
A imagem que ilustra essa postagem é uma
foto do Manual do Educador, um dos livros que recebi quando realizei a formação
para trabalhar com essa metodologia do Instituto Ayrton Senna. Quase vinte anos
depois, esse material ainda é fonte de consulta, evidenciando a atualidade da
proposta.
Posso
afirmar que, ter participado desse trabalho com a metodologia do Instituto
Ayrton Senna representou uma experiência extremamente valiosa que contribuiu
muito para o meu desenvolvimento profissional. Foi uma verdadeira escola. Foi nessa
vivência que comecei aprender a trabalhar com projetos. E de lá pra cá não
parei mais... criei, implantei e coordenei dezenas de projetos educativos e
projetos sociais. E agora, mais do que nunca, a educação fala em projetos e
exige a criação de novos projetos! Então, vamos lá!!!
Ricardo Alexandre Pereira
Para saber mais sobre o Programa SuperAção Jovem acesse o link:
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