quarta-feira, 14 de agosto de 2019

GAME SUPERAÇÃO: APRENDIZAGEM POR PROJETOS, GAMIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS REUNIDOS EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA

 Manual do Game SuperAção distribuído
aos educadores durante curso de formação

   Veio ler pensando que se trata de mais uma inovação dos dias atuais, não é??? Se enganou!!! A estratégia pedagógica Game SuperAção foi colocada em prática em agosto de 2003, nas escolas da rede pública de ensino do Estado de São Paulo como atividade do Programa Escola da Família, uma política pública que abre as escolas estaduais a população, aos finais de semana, para o desenvolvimento de atividades nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer, qualificação e saúde. Vivenciei essa experiência e, levando-se em conta o cenário atual da educação, achei interessante compartilhar esse relato.  

   Há 16 anos, eu, recém formado, participei da implementação do Game SuperAção, uma proposta pedagógica inovadora elaborada pelo Instituto Ayrton Senna, que já previa práticas que hoje constam em legislação ou são tendências na educação, tais como: aprendizagem por projetos, gamificação, resolução de problemas, desenvolvimento de competências, formação integral do aluno, trabalho em equipe, protagonismo juvenil, interdisciplinaridade e a atuação do educador como mediador e facilitador.

   O Game SuperAção era um jogo desenvolvido em forma de projeto educativo, ou seja, era uma metodologia que unia a educação por projetos com mecanismos da gamificação. Os alunos deveriam formar equipes com no mínimo dez participantes, definir um problema real a ser solucionado, elaborar um projeto e inscrevê-lo no Game. Durante a execução do projeto cada equipe tinha que realizar doze provas e avançar por três fases até atingir o objetivo de resolver o problema proposto, conquistando, assim, o título de campeã. Cada prova e cada fase previam um conjunto de aprendizagens com a finalidade de promover o desenvolvimento de competências e proporcionar aos alunos uma formação plena como pessoas, cidadãos e futuros profissionais, ou seja, propiciar uma formação integral. No Game SuperAção os alunos tinham uma participação ativa, agindo como protagonistas, enquanto o educador adotava um papel de mediador e facilitador do processo. Algo bastante atual, né!?

   Sem dúvida, naquele momento, no início dos anos 2000, o Game SuperAção se caracterizou como uma proposta pedagógica bastante inovadora. Tão a frente daquele tempo, que nos dias de hoje essa metodologia está em consonância com as tendências educacionais e continua ativa na grade de iniciativas e soluções do Instituto Ayrton Senna, desenvolvida como Programa SuperAção Jovem. Infelizmente, naquela época, as práticas pedagógicas propostas pelo Game SuperAção tiveram uma abrangência muito reduzida, limitando-se as atividades do Programa Escola da Família. Agora, consideradas as meninas dos olhos da educação, juntamente com o uso da tecnologia, ao que parece, desta vez, serão implantadas de fato.

   A imagem que ilustra essa postagem é uma foto do Manual do Educador, um dos livros que recebi quando realizei a formação para trabalhar com essa metodologia do Instituto Ayrton Senna. Quase vinte anos depois, esse material ainda é fonte de consulta, evidenciando a atualidade da proposta.   

   Posso afirmar que, ter participado desse trabalho com a metodologia do Instituto Ayrton Senna representou uma experiência extremamente valiosa que contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional. Foi uma verdadeira escola. Foi nessa vivência que comecei aprender a trabalhar com projetos. E de lá pra cá não parei mais... criei, implantei e coordenei dezenas de projetos educativos e projetos sociais. E agora, mais do que nunca, a educação fala em projetos e exige a criação de novos projetos! Então, vamos lá!!!

Ricardo Alexandre Pereira

Para saber mais sobre o Programa SuperAção Jovem acesse o link:

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