Indicações de leitura:
AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas
teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos
epistemológicos e políticos. São Paulo, Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários
à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do
futuro. UNESCO/Cortez Editora, 2000.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. São
Paulo: Cortez, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil.
Campinas; Autores Associados, 2010.
GATTI, Bernadete Angelina;
BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO,
2001.
LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA,
Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky, Wallon:
teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos,
OLIVEIRA, João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª. Ed., São
Paulo: Cortez, 2012. Introdução.
Artigo:
CARVALHO, Rosita Edler. “Educação Inclusiva: do que estamos falando?”
In: Revista Educação Especial, número 26, 2005 – p. 1-7. Universidade Federal
de Santa Maria. Santa Maria, Brasil.
AZANHA, José Mário Pires.
Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. In: Educação: alguns escritos. São Paulo:
Editora Nacional, 1987
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa.
19. ed. São Paulo: Loyola Edições, 2011.
MAINARDES, Jefferson, A
organização da escolaridade em Ciclos: ainda um desafio para o sistema de
ensino. In: Avaliação, Ciclos e Promoção
na Educação. FRANCO, Creso (org.). Porto Alegre: Artmed Editora, 2001,
p.35-54.
OLIVEIRA, Dalila Andrade
(Org.). Gestão democrática da educação:
desafios contemporâneos. 10. ed., Petrópolis: Vozes, 2013.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o
projeto político-pedagógico da escola. 2. ed., São Paulo: Cortez; Instituto
Paulo Freire, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro
(Org.). Projeto Político Pedagógico da
escola: uma construção possível. Coleção Magistério. 29. ed., Campinas, SP:
Papirus, 2011. Capítulo 2: “O projeto político-pedagógico e a gestão da
escola”, de BUSSMANN, Antônia Carvalho.
BRUNO, E.G.B., ALMEIDA, L. R.
de CHRISTHOV, L.H. da S. (Org.). O
coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola,
2000.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública.
São Paulo: Editora Ática, 2006.
RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola – o transitório e o
permanente na educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados (Coleção
Educação Contemporânea). Partes II e III.
MERSETH, Katharine. Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. São Paulo: Instituto Península / Editora Moderna, 2018.
MERSETH, Katharine. Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. São Paulo: Instituto Península / Editora Moderna, 2018.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna.
Ensinar a ler, ensinar a compreender.
São Paulo: Artmed, 2002.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed.,
São Paulo: Cortez, 2010.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o
possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIRES, Célia Maria Carolino. Educação Matemática: conversas com
professores dos anos iniciais. São Paulo: Zé-Zapt Editora, 2012.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre:
Artmed, 1998.
TEBEROSKY, Ana; COLOMER,
Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma
proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2002.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Formação social da mente. São Paulo:
Martins Fontes, 2007.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
São Paulo: Ática, 2002.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
BAUMEL, Roseli Cecília Rocha
de Carvalho; RIBEIRO, Maria Luisa Sprovieri (Org). Educação Especial: do querer
ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.
BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE,
Ida Mara. Um Olhar sobre a Diferença. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér;
PRIETO, Rosângela; ARANTES, Valéria Amorim. Inclusão Escolar: pontos e
contrapontos. 2 ed. São Paulo: SUMMUS, 2006.
MAZZOTTA, Marcos José da
Silveira. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São
Paulo: Cortez, 1996.
RODRIGUES, David. Inclusão e
educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
DEFICIÊNCIA FÍSICA
ASSIS, Walkiria de. Criando possibilidades para a educação da
pessoa com deficiência física. São Paulo: Revista Educação. Disponível em:
FONSECA,Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2008.
GERALIS, Elaine. Crianças com paralisia cerebral: guia para
pais e educadores. Porto Alegre: Armed, 2007.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
CARVALHO, Altiere Araujo. Surdez e implicações cognitivas sob o ponto
de vista sócio-científico. São Paulo: Revista Educação.
Disponível em:
GUARINELLO, Ana Cristina: O papel do outro na escrita de sujeitos
surdos. São Paulo: Ed. Plexus, 2007.
GOES, Maria Cecília Rafael de.
Linguagem, Surdez e Educação. 3. ed.
Campinas: Autores Associados, 1999.
REILY, Lucia. Escola Inclusiva: linguagem e mediação.
4 ed.Campinas: Papirus, 2011. Série
33 Educação Especial.
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças.
3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
DEFICIÊNCIA VISUAL
AMARALIAN, Maria Lúcia Toledo
Moraes (org.). Deficiência visual:
perspectivas na contemporaneidade. São Paulo: Vetor, 2009.
FELIPPE, João Álvaro de
Moraes. Caminhando juntos – manual das
habilidades básicas de orientação e mobilidade. São Paulo: Laramara, 2001.
SIAULYS, Mara O. de Campos;
ORMELEZI, Eliana Maria; BRIANT, Maria Emília. (org.). A deficiência visual associada à deficiência múltipla e o atendimento
educacional especializado. São Paulo: Laramara, 2010.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
FIERRO, Alfredo. Os alunos com
deficiência Mental. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (Orgs.).
Desenvolvimento Psicológico e Educação:
transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2. ed.
Porto Alegre: Artmed, 2004, v.3.
EDUCAÇÃO INDÍGENA
D'ANGELIS, Wilmar da Rocha. Aprisionando sonhos: a educação escolar
indígena no Brasil. Campinas, SP: Curt Nimuendajú, 2012.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi
(org.). Formação de Professores
Indígenas: repensando trajetórias. Brasília: MEC e Unesco, 2006.
LOPES DA SILVA, Aracy e LEAL
FERREIRA, Mariana Kawall (org.). Antropologia,
História e Educação – a questão indígena e a escola. São Paulo: Global,
Mari/USP e Fapesp, 2001.