BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Política Nacional de Educação
Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
Disponível em:
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação
- MEC - Pacto Nacional da Alfabetização
na Idade Certa; Entendendo o pacto; quatro eixos de atuação: formação,
materiais didáticos, avaliação, gestão-mobilização e controle social.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/o-pacto
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros
curriculares nacionais/ MEC/SEF, 1997. Disponível em:
DEFICIÊNCIA FÍSICA
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Atendimento educacional especializado: deficiência física. Brasília:
MEC/SEESP, 2007.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf\>.
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material
pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência
física: recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC/SEESP, 2002. Fascículo 1.
Disponível em: http:
//portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf\>.
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico
para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física;
recursos para comunicação alternativa. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf\>.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez. Brasília:
MEC/SEESP, 2007.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf\>.
DEFICIÊNCIA VISUAL
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. A construção do conceito de número e o pré-soroban. Brasília:
MEC/SEESP, 2006.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/pre_soroban.pdf\>.
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Atendimento educacional especializado: deficiência visual. Brasília:
MEC/SEESP, 2007.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf\>.
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa.
Brasília:MEC/SEESP, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/grafiaport.pdf
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Orientação e mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão da
pessoa com deficiência visual. Brasília: MEC/SEESP, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ori_mobi.pdf\
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Soroban: manual de técnicas operatórias para pessoas com deficiência
visual. Brasília: MEC/SEESP, 2012.
Disponível em:
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
BRASIL. Secretaria de Educação
Especial. Atendimento educacional especializado: deficiência mental. Brasília:
MEC/SEESP, 2007.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf\>
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares.
Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.
Disponível em: \< \http://www.conteudoescola.com.br/pcn-esp.pdf\
EDUCAÇÃO INDÍGENA
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Referenciais para formação de professores indígenas. Brasília:
MEC/SEF, 2002.
Disponível em: \http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Livro.pdf\
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
EM ABERTO: Gestão escolar e
formação de gestores. Brasília, vol. 17, n. 72, abr./jun. 2000. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/em_aberto_72
\>.
ESTADO DE SÃO PAULO
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Proposta Curricular do
Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio:
documento de apresentação. São Paulo: SE, 2012, p. 7-20. Disponível em:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Planejamento Pedagógico 2014. Disponível em:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Orientações para os primeiros dias letivos – 2014. Disponível em:
Intranet - Espaço do Servidor
– CGEB - Biblioteca – Orientações para os primeiros dias letivos 2014.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Currículo. Disponível em:
Intranet – Espaço do Servidor
– Biblioteca – Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
Intranet – Espaço do Servidor
– Biblioteca – Currículo Escolar.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Anos Iniciais – Ler e Escrever; EMAI; Documentos Curriculares.
Disponível em:
Intranet – Espaço do Servidor
– CGEB – Biblioteca – Anos Iniciais
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação de São Paulo. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Diretrizes do Programa de Ensino Integral.
Disponível em: Intranet - Espaço do Servidor - CGEB – Ensino Integral -
Biblioteca
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Gestão do currículo na escola: caderno do gestor. São Paulo: SE,
2010. v. 1, 2 e 3 . Disponíveis em:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/CG-VOL2.pdf\;
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/CG_site_09_12.pdf\>.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Reorganização do
ensino fundamental e do ensino médio. São Paulo: SE, 2012.
DESTINADAS AO DIRETOR DE ESCOLA
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Gestão do Currículo na Escola: Caderno do Gestor. São Paulo:2010.
v. 1,2,3
SÃO PAULO (Estado) Secretaria
da Educação. Reorganização do ensino fundamental e do ensino médio. São
Paulo:2012
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: língua portuguesa
e matemática – Ciclo I. Disponível em:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Programa Ler e Escrever – Disponível em: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/Home.aspx
SÃO PAULO (Estado). Materiais
do Ler e Escrever: Disponíveis em:
a) Guia de Planejamento e
Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1º ano;
b) Guia de Planejamento e
Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 2º ano (1ª série) – volume 1
e 2;
c) Caderno de Planejamento e
Avaliação do Professor Alfabetizador – 2º ano (1ª série);
d) Guia de Planejamento e Orientações
Didáticas – 3º ano (2ª série) – volume 1 e 2;
13
e) Guia de Planejamento e
Orientações Didáticas – 4º ano (3ª série) – volume1 e 2;
f) Material do Professor –
Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 4º ano (3ª série) – volume 1 e 2;
g) Guia de Planejamento e
Orientações Didáticas – 5º ano (4ª série) – volume único.
h) Material do Professor -
Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 5º ano (4ª série) – volume 1, 2 e 3.
SÃO PAULO (Estado). Coordenadoria
de Gestão da Educação Básica. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE.
Entendendo a deficiência física. São Paulo: SE/CGEB/CAPE, 2012. Disponível em:
SÃO PAULO (Estado).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Centro de Apoio Pedagógico
Especializado. Leitura, escrita e surdez. São Paulo: SE/CENP/CAPE, 2005.
SÃO PAULO (Estado).
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Núcleo de Apoio Pedagógico
Especializado – CAPE. Deficiência intelectual: realidade e ação. São Paulo:
SE/CGEB/CAPE, 2012.
Disponível em: \http://cape.edunet.sp.gov.br/textos/textos/Livro%20DI.pdf\
SÃO PAULO (Estado). Secretaria
da Educação. Formação Magistério Indígena: um caminho do meio; da proposta à
interação. São Paulo, SP: SE/FEUSP/FAFE, 2003.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Protocolo Facultativo.
Disponível em:
http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/flash/5Convencao.ONU_2006.pdf\>.