SOBRE O EDITOR DO BLOG

Ricardo Pereira, editor do blog Temas da Educação

RICARDO ALEXANDRE PEREIRA

     Ricardo Pereira é professor, pedagogo, gestor, escritor e historiador. Tem 18 anos de experiência como professor, ministrando aulas de História, Sociologia, Geografia e Ensino Religioso, no ensino fundamental, ensino médio e cursinho pré-vestibular, atuando na rede pública, em escolas particulares e em projetos sociais. É um pesquisador e estudioso dos temas pedagógicos, da legislação educacional e da carreira do magistério, sendo idealizador e editor do blog “Temas da Educação”, criado no ano de 2010.

    Possui experiência na elaboração, implantação e coordenação de projetos educativos, projetos sociais e políticas públicas. Vivência em atividades de coordenação pedagógica, na implantação e coordenação de cursos de qualificação profissional e coordenação de núcleos de esporte-educação de contraturno escolar. Teve participação em associação de docentes e sindicato de professores, lutando pela valorização da carreira do magistério e pela melhoria da educação. Atualmente, atua com consultoria e assessoria educacional e acadêmica.  

     Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca - Unifran e História pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Franca. Especialização em Educação a Distância - elaboração de materiais, tutoria e ambientes virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís e Especialização em Gestão Escolar, Orientação e Supervisão também pela Faculdade São Luís. Pós-graduado (Aperfeiçoamento) em Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ e em Educação para Diversidade e Cidadania pela Unesp de Bauru. Cursando Especialização em Tecnologias Educacionais e a Prática da Sala de Aula, Especialização em Gestão de Pessoas e Liderança e Especialização em Educação Especial. Tem vários cursos de qualificação de média e curta duração, tais como: Aprender por Projetos, Ensino Híbrido, Ensinando com a Web, Práticas e Métodos da Gestão Escolar, Administração de Empresas, Chefia & Liderança, entre outros.

Ricardo Pereira exerceu o cargo de Diretor da Divisão de Esportes
 da Prefeitura de Franca. Na foto, falando ao público durante evento.

     Ricardo tem experiência de 15 anos como gestor, atuando como Diretor da Divisão de Esportes e Lazer da Prefeitura de Franca, como Coordenador do Programa Escola da Família do Governo do Estado de São Paulo, como Diretor de uma empresa de eventos, na gestão de organizações do terceiro setor e como gestor de projetos e programas. Recebeu os prêmios “Gestor Regional 2017”, concedido pelo COMAM - Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, e “Troféu Dono da Bola 2017”, concedido pelo jornalista esportivo Jovassi Correa, pelo destaque na gestão da Divisão de Esportes e Lazer da Prefeitura de Franca.

     Tem 11 anos de trabalhos voluntários desenvolvidos em projetos sociais e organizações da sociedade civil, dezenas de ações sociais realizadas como campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos, brinquedos e água, bem como a organização de visitas coletivas a entidades assistenciais e famílias carentes para entrega das doações. Vivência na área política através do exercício da liderança comunitária, atuando em atividades político-partidárias e participando de campanha eleitorais.


   Com domínio da escrita, possui vasta produção de textos de diferentes tipos e finalidades, tais como: regulamentos, projetos, programas, artigos, relatórios, informativos, material didático, atas, editais, resoluções, pareceres,  contratos, conteúdo para mídias sociais, enredos carnavalescos, conteúdo para campanha eleitoral, etc. Vivência com atividades de comunicação, através da elaboração de comunicados de imprensa, edição de jornal impresso, criação e gestão de blogs, criação e gerenciamento de perfis e páginas nas redes sociais, produção de conteúdo para as mídias sociais, produção de conteúdo para campanha eleitoral, entre outros.


    Tem experiência na organização e produção de eventos de variados tipos, tais como: eventos sociais, esportivos, culturais e de entretenimento, corporativos, educacionais, entre outros. Vivência na gestão de empresa, área comercial e de vendas, elaboração e apresentação de propostas comerciais, atendimento e relacionamento com clientes, prospecção de patrocinadores e novos negócios, negociação e contratação de fornecedores, entre outras. 

     Visite o perfil no LinkedIn: